terça-feira, 5 de abril de 2011

Top 10 – Os 10 melhores pais das séries


Depois de um intervalo nas postagens do blog (por motivos técnicos de substituição de internet), os trabalhos estão de volta, e espero que em grande estilo! Por isso, sejam todos bem-vindos ao 1º Top 10 do blog! é com muita satisfação que venho abordar a inauguração do tema com um assunto tão legal pra mim, que é sobre os melhores pais das séries, ou seja, aqueles pais que, de alguma forma, foram sensacionais e muito importantes para os seus filhos (ou outros, vocês vão entender...) e para o desenvolvimento de suas respectivas séries. Nesse espaço logo abaixo eles serão os protagonistas, então vamos esquecer só por este momento dos verdadeiros protagonistas dessas séries, hehe. Espero que vocês gostem da minha lista (pois foi quebrando muito a cabeça que eu escolhi esses 10). Se não gostarem, a sessão de comentários está logo abaixo! Então...vamos logo falar dos grandes pais das séries!!

               10º Lugar – Alan Harper (Two and a Half Man)

O primeiro da lista (para não dizer o último dos 10) é o Alan Harper, irmão do Charlie e pai do Jake de Two and a Half Men, sitcom de tremendo sucesso conhecido no mundo inteiro. Para quem assiste a série, deve concordar comigo o porquê de ele estar nessa lista, pois, para um pai ter a paciência, o carinho e compreensão por uma “criatura” daquelas, tem que ser um ótimo pai mesmo! Quando o Jake era pequeno, sua burrice era até um charme, pois estava mais ligado à sua inocência; mas à medida que este foi crescendo essa burrice também cresceu... Exponencialmente! Então, só nos resta dar os parabéns ao Alan e perguntar qual é a fórmula para tanta paciência, não é mesmo? (mas também ele não é lá de todo esperto, hehe...).

                 9º Lugar – Homer Simpson (The Simpsons)


Acho que, pra uma série que já está na 22ª segunda temporada, os personagens dela devem ser muito importantes! É por isso que nosso querido Homer Simpson está nessa 9ª posição, já que ele é a base da família (e dos risos da série também). É um trabalho muito árduo, pois já sabemos o quanto ele se “dedica” ao cuidar de sua família, pois, com todas as suas peculiaridades, ele segura o Bart nas encrencas, se orgulha da Lisa nos seus projetos “duvidosos”, além de amar a Marge incondicionalmente. No geral, ele pode ter seus milhares e hilariantes defeitos, mas vamos concordar que ele é um baita de um paizão!

        8º Lugar – Philip Banks (The Fresh Prince in Bel-Air)



O grande (literalmente) “Tio Phill” está na minha lista, completando aqui a presença das séries de comédia (até porque se não vocês vão pensar que eu só conheço séries de comédia, hehe.) no top 10, pois a sua presença na série do Will Smith foi marcante e, em minha opinião, mereceu o espaço aqui. As suas principais situações acontecem quando ele tem que safar o sobrinho Will das mais variadas encrencas em que este se mete (como no episódio em que o Will fica devendo dinheiro para um cara barra pesada jogando bilhar, e Phillip demonstra toda a postura e desenvoltura de um craque no jogo para safar a divida dele e ainda saí ganhando e se divertindo). Além disso, ele mostra ser um ótimo pai mesmo para as futilidades da Hillary, as bajulações e petulâncias do Carlton e as infantilidades da Ashley (e, só como uma observação, nos matar de rir ao jogar o Jeff pra fora de sua casa!). Para tudo isto e um pouco mais (pois a série é antiga e eu não me recordo muito dela, senão falaria mais), é que a 8ª posição do Top 10 vai para Philip Banks, o “Tio Phill” de “Um maluco no Pedaço”! hehehe.

                         7º Lugar – Harry Morgan (Dexter)


Apesar deste personagem só aparecer na série de forma onipresente (pois ele morreu na infância do personagem principal e só aparece para falar com Dexter nos momentos de reflexão deste, como se fosse apenas em seu subconsciente), o pai adotivo do Dexter merece estar na minha singela lista pelo grande feito de ensinar seu filho a ser um Serial Killer com total excelência, pois o seu código fez com que o filho, que não possuía sentimentos a não ser o prazer de matar, se transformar num serial killer, mas com o diferencial de só matar assassinos. Para mim, o fato de adotar Dexter e criá-lo da forma que o comportamento emocional dele permitia faz por onde Harry Morgan estar como a 7ª posição desta lista.

                     6º Lugar – Aldo Burrows (Prison Break)


Como um personagem que só teve praticamente três aparições na série pode estar nessa lista? Meus argumentos são contundentes, vejam só. Primeiro de tudo, pra ser pai de Michael Scolfield e Lincoln Burrows ele deve ter certa importância. Tal importância é tão crucial que graças às suas aparições, as vidas de seus filhos são salvas no limite da morte, determinando o desenvolvimento cada vez mais emocionante da série. Acho que isso basta. O 6º lugar vai para Aldo Burrows, e ninguém toma.

                        5º Lugar – Stephen Traeger (Kyle XY)


Apesar de muitas pessoas não conhecerem (ou não terem curtindo mesmo, pois passou até no SBT já), Kyle XY foi uma série (pois foi cancelada na 3ª temporada, infelizmente) muito interessante de ficção científica com bons laços familiares. E é por causa desses laços que Stephen compõe este top 10. Apesar da imensa desconfiança no início, o que seria normal em qualquer família, ele concordou com a esposa Nicole em abrigar Kyle, no início apenas um “John Doe” (desconhecido).  Com o passar do tempo, ele faz com que toda aquela desconfiança inicial se tornasse uma ponte para uma conexão bem amigável, adotando Kyle como o próprio filho e sempre participando, na medida do possível, das aventuras na descoberta de sua identidade (um dos momentos marcantes nesse contexto foi no plano de Kyle para se infiltrar na empresa em que Stephen trabalhava). Além do mais, deve-se incluir também o seu companheirismo e compreensão com os outros filhos, Josh e Lori, principalmente quando se tratou de assuntos como drogas e virgindade. Por isso, parabéns ao Stephen, um bom pai e ocupante da 5ª posição nesse top 10.

                      4º Lugar – Keith Scott (One Three Hill)


Essa é a única exceção desse top 10, pois Keith Scott não é pai (não geneticamente). Porém, o que esse cara faz pelo sobrinho Lucas acho que nem na realidade nenhum tio faria. A história é a seguinte: o irmão Dan abandonou a namorada Karen grávida, então Keith ficou do lado dela e cuida do Lucas até a sua adolescência, como se fosse o seu próprio pai, coisa que o Lucas já reconhece. E, apesar de Keith amar Karen, ele cuida de Lucas sem nenhuma ambição por ela, mas sim puro amor por ele. Além disso, graças à Keith, pelo encorajamento e demonstração ao técnico Whitey é que o talento do Lucas no Basquete começa a ser aproveitado na escola, pois este não tinha coragem de jogar lá. Isso sim é que é um super tio! Um homem sem ambições, humilde e de um grande coração, disposto sempre a ajudar quando for preciso, esse é Keith Scott. 4º Lugar para ele mais do que merecido.

                   Lugar – Mitch Leery (Dawson’s Creek)


Falar de Mitch Leery me dá muito prazer porque ele é o tipo de pai que qualquer filho sonharia em ter. Apesar dos problemas (ou “enroladas”, pode-se assim dizer) de relacionamento com a esposa Gail, o pai do Dawson sempre esteve presente por ele, em todas as situações (das mais simples até as mais comprometedoras, quem já assistiu a série deve lembrar-se de alguns desses momentos). Vale salientar que, não apenas para o Dawson ele era um paizão, mas também sempre que podia ajudava os amigos dele Pacey e Joey a resolver os seus problemas e suas situações de confrontos emocionais de adolescentes. E só pra acrescentar, o Sr. Leery é o protagonista de um dos momentos mais emocionantes de todas as séries que já assisti, e isso é inestimável. É isso...Medalha de bronze para Mitch Leery! Com méritos.

                       Lugar – Jonathan Kent (Smallville)


Quando chega às primeiras posições fica cada vez mais dificil de comentar, pois as palavras vão ficando curtas para as grandezas desses pais. É dessa forma que eu vou falar sobre a medalha de prata desse top 10, o pai (adotivo) do Super Man, Jonathan Kent. Se já é difícil ficar com uma criança que cai do espaço em uma chuva de meteoritos, imagina quando essa criança vai crescendo e desenvolvendo super-força e velocidade, entre outros poderes. Acreditem, quebrar os móveis da casa era a menor das preocupações desse pai, que simplesmente fez de tudo pra que seu filho se tornasse um ótimo “ser humano” (já que ele era de outro planeta, chamado Kripton), usando seus poderes somente para fazer o bem. Quantas vezes Clark questionou a sua vida, os seus valores e propósitos, e Jonathan sempre estava presente para lhe apoiar, controlá-lo quando era preciso, mas principalmente orientar, pois tudo que ele queria, acima de tudo, era ver Clark se tornar um homem altruísta. Enfim, Kal-El teve muita sorte de ser encontrado por um pai como Jonathan (imagina se quem tivesse encontrado ele fosse o Lionel Luthor? Num é bom nem imaginar! Hehe.). Esse sim merece o 2º Lugar, pois foi um dos pais mais marcantes das séries, que rendeu emoções fortes também ao longo de sua participação em Smallville.

                            Lugar – Sandy Cohen (The O.C)


Abram alas para o vencedor! É com muita satisfação que eu encho a boca pra dar o título deste top 10 a Sandy Cohen de The O.C. Esse ser humano único fez coisas que me fizeram acreditar que realmente podem existir seres humanos assim na vida real, que sempre estão à procura de ajudar o próximo até o limite de suas capacidades; seja um garoto de menor que se mete em problemas e vai pra o reformatório, seja o sogro que não valoriza o empenho e o amor da filha e ainda por cima é um ladrão, ou também o vizinho e ex-namorado da esposa, que ainda tem sentimentos por ela ou seja ainda o filho nerd e desanimado com o mundo fora dos limites da sua casa. Puxa, é muita coisa pra uma pessoa só fazer! Mas ele fez. Numa série que durou 4 temporadas, ele foi um dos únicos personagens que se manteve linear durante ela toda, e que, mesmo quando cometia erros, procurava sempre se redimir e buscar uma maneira de fazer bem melhor do que antes de errar. Esse era Sandy Cohen, o pai que fez de tudo por Ryan, que o defendeu mesmo nas milhares de vezes em que ele estava errado, que enfrentou suas brigas e lhe deu conselhos, que lhe adotou e deu um futuro, e acreditou nele quando nem ele mesmo acreditava, esse era o cara por quem eu tinha gosto de assistir essa série e que valeu muito a pena acompanhá-la,  e esse é o cara que leva o 1º lugar do meu top 10 sobre os melhores pais das séries de TV! Sandy Cohen é o melhor!

Espero que vocês tenham gostado da lista. Foi muito prazeroso escrevê-la e espero, por ter sido a 1ª, ter me saído bem. Aguardo críticas, sugestões e comentários.

Grande abraço e até o próximo Top 10!

4 comentários:

  1. Muito bom seu Top 10, galego! Concordo com a grande maioria da lista, mas acho que John Winchester deveria ter entrado também, já que não é fácil lutar contra crias do demônio, proteger seus filhos e ainda treiná-los para serem grandes caçadores.

    ResponderExcluir
  2. Caro Maciel, vou te dizer que John estava na minha lista, mas eu tirei ele aos 45 do 2º tempo, pois eu quis colocar pais que tivessem boas relações com seus filhos, e apesar de John ter feito coisas "sobrenaturais" por eles é verdade, a sua relação com Dean e principalmente com Sam não era lá essas coisas..eles brigavam muito, isso pesou no meu parecer final. Valeu pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. E aí, Gut... quer dizer, Emannuel! Rapaz, me custa a acreditar que foi você mesmo que fez esse Top 10! Ei, não tô duvidando de sua capacidade literária ou do seu grau de conhecimento de séries, mas, simplesmente por que concordo, autentico e assino embaixo todas as suas escolhas, é vero! Até mesmo os que "não são pais" realmente merecem uma colocação nesse ranking. Mas, como diz o ditado: "Não basta ser pai, tem que participar!" E todos os 10 participaram, pode crê! A propósito, se havia um personagem masculino em Smallville que eu dava mesmo valor era o bom e velho JK (não confundir com os outros JKs...) Quanto aos 1º, 3º e 4º colocados, esses dispensam quaisquer comentários! Os modelos de como um pai realmente deve ser! Top 10 nota 10, maninho!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Edu pelos comentários!! fico muito feliz por saber que estou pelo menos chegando aos seus pés em matéria de escrita e conhecimento de séries...e esse top 10 foi pensando muito pra escolhê-los. cada vez mais vou melhorando né? rsrs..Grande abraço Brother!!!

    ResponderExcluir